Visto T para Brasileiros nos Estados Unidos

Navegar o mundo do processo imigratório Americano pode ser muito difícil e complicado se você foi vítima da escravidão moderna e ainda está ilegalmente neste pais especialmente num tempo onde as regras imigratórias são mas duras. Se você é Brasileiro nos Estados Unidos e tem sido vítima da exploração laboral e/ou sexual, ou outras formas de serviço involuntário, incluindo o serviço doméstico (tarefas domésticas dentro do lar onde morava) você poderia ser elegível pelo Visto T e legalizar sem sair do pais.  A doutora Andreia Park e a sua equipo está aqui para te ayudar a ver as melhores opções para você legalizar e viver sem medo neste pais.

Veja se você qualifica para o visto T e legalizar sem sair dos Estados Unidos

 O visto T é um estatus não imigratório para todas as vítimas do tráfico humano, do trabalho/serviço involuntário incluindo o serviço sexual e as tarefas domésticas. Este estatus lhe permite permanecer neste pais por até quatro anos com a possibilidade de ajustar a Residencia Permanente, ou seja o Green Card.

Você Poderia ser elegível se:

  • Vítimas da tráfico de pessoas: Você debe ter sofrido severas formas do tráfico humano (seja laboral ou sexual). Seu patrão, manager, patroa, algúm familiar como tio, sobrinho, namorado, esposa, esposo, coyote na fronteira na hora de entrar pelo "cai-cai" forçou você a ficar trabalhando ou fazendo um serviço involuntario incluindo as tarefas doméstica e/ou serviço sexual. Então o Visto T pode ser por trabalho, serviço involuntario ocorrido dentro ou fora do seu propio lar incluindo uma vítima da violência doméstica e do COYOTE na hora de vir pelo cai-cai.
  • Localização: Você debe estar dentro dos Estados Unidos, em Somoa Americana, nas Ilhas Marianas do Norte, ou num porto de entrada por ser vítima da trata humana. Ou seja você ficou neste pais pois já não pode voltar ao Brasil pois não tinha condições devido a falta de dinheiro, trauma, susto, medo, ferida física, emocional, etc
  • Cooperação com as autoridades: Geralmente devem de ter cooperado com os pedidos de ajuda das agências do ordem público na deteção, investigação ou processamento de casos da trata de pessoas. Porém esta regra, não se aplica aos menores de 18 anos ou a aquelas pessoas que não podem cooperar devido a trauma físico ou psicológico.
  • Dificultades Extremas: Devem demonstrar que poderiam sofrer dificultades extremas e danos severos se chegam a ser deportados dos Estados Unidos.
  • Admissibilidade: Devem ser admissíveis nos Estados Unidos, ou seja não devem ter violações imigratórias e/ou delitos. Caso contrário, devem solicitar um perdão imigratório que depende do critério do governo. 

Benefícios do Visto T uma vez aprovados

  • Permissão do Trabalho: Permite aos beneficíarios trabalhar legalmente nos Estados Unidos.
  • Proteção legal: Oferece um estatus imigratório legal por um periodo inicial de quatro anos.
  • Saúde Mental: Pode dar acceso a terapia sicológica e especializada caso tiver sofrido trauma e precisar dos serviços especializados.
  • Residencia Permanente: Permite aplicar para o Green Card após permanecer continuamente pelo menos 3 anos. Lembre, este processo é totalmente separado do processo inicial do Visto T. Você não pode mais ter nenhuma violação imigratória ou delitos geralmente. Caso tiver, ja poderiam não mais ser perdoados ao menos que você possa provar com evidências que estão diretamente conectados com a sua vitimização.

Visa T e a Nova Boa Fe Determinação 

A Nova Boa Fe Determinação entrou em efeito com a última atualização do Visto T no dia 28 de agosto de 2024. Isso quer dizer que somente os casos novos submetidos em ou a partir do 28 de agosto de 2024 receberiam a Nova Boa Fe Determinação.

A Boa Fe Determinação é uma avaliação inicial que o Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS) faz para verificar se o seu processo do Visto T reune os requisitos básicos para ser aceito como elegível pro Visto T.  Este processo é feito enquanto o principal está na espera, outorga benefícios temporais como uma Permissão de Trabalho e uma ação diferida  (proteção contra a deportação) sem ser uma aprovação final do Visto T. O objetivo é confirmar que o seu processo é completo, não representa um fraude nem um risco a seguridade nacional ou que você tenha alguns antecedentes que o desqualifique.

Lembre que a aprovação da Boa Fé não significa uma aprovação final mas obvio é muito bom pois você está geralmente protegido e com quase todos os documentos.